SAÚDE
Secretaria Estadual da Saúde emite alerta sobre casos de Chikungunya em Carazinho

Foto Arquivo/O Correspondente
A Secretaria Estadual de Saúde emitiu ontem (21) um alerta epidemiológico sobre os primeiros casos autóctones (transmissão local) de Chikungunya no Estado. O documento cita o registro de 31 casos da doença em Carazinho. Até então, os casos de Chikungunya haviam sido registrados nos municípios de Porto Alegre, Ametista do Sul, Bento Gonçalves e Feliz e tratava-se de casos importados, ou seja, os pacientes tinham histórico de viagem para outro estado até 15 dias antes do início dos sintomas.
Ainda de acordo com a secretaria da Saúde, os casos de Carazinho foram confirmados por exames laboratoriais, sendo 24 pacientes do sexo feminino e 7 do sexo masculino, com idades entre 6 e 87 anos. Os sintomas tiveram início entre 9 de fevereiro e 14 de março.
A secretária de Saúde de Carazinho, Carmen Santos, destaca que os pacientes estão sendo monitorados e os casos registrados não estão mais em fase de contaminação. O bairro Oriental é a localidade com o maior número de caso, mas também há pacientes nos bairros Sassi, Hípica e Vila Rica. Ela solicitou que as unidades de saúde fiquem atentos às queixas dos pacientes que buscam por atendimento e, enquadrando-se como suspeito para Chikungunya, seja preenchida a notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN e providenciada a coleta de material para exame no LACEN.
Carmem salienta que, durante o monitoramento dos casos, por parte da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental de Carazinho, observou-se que a queixa principal dos pacientes tem sido dor articular e edema nas mãos e pés, além dos sintomas que também são característicos de dengue como febre e dor de cabeça.
Quanto a dengue, Carazinho emitiu 33 notificações para a doença e foram confirmados apenas quatro: dois do sexo masculino e dois do femininino. Um paciente tem entre 30 e 39 anos, outros de 50 a 59 anos e dois com idades entre 60 e 69 anos. Há dois casos ainda em investigação e outros 27 foram descartados.